Faculdade ||

By Unknown - julho 17, 2017

Como prometido hoje venho falar novamente sobre a faculdade mas sobre um tema muito especifico e polémico: A praxe. Novamente volto a frisar que o que escrevo é baseado na minha experiência. 

  Quando cheguei a faculdade confesso que no primeiro dia tinha medo da praxe e daquilo que me iam fazer, mas resolvi experimentar para ver como era, se não gostasse desistia, pensei que era isso que ia acontecer até porque era uma rapariga uma tímida e reservada. Posso agora dizer que a praxe foi uma das minhas memorias na faculdade. Para mim ela hoje significa, união e divertimento.


     Nunca fui humilhada nem nunca fui obrigada a fazer nada que não quisesse. Nem muito menos quem não participou na praxe foi excluído ou humildado por algum motivo. A praxe no meu curso sempre foi muito bem definida, tendo como principal objectivo a integração, dessa forma fazíamos sempre actividades divertidas e dinâmicas. 
    Sei que há faculdades que tem praxes abusivas mas na minha nunca tal aconteceu. E as praxes abusivas, essas sim têm que ser extintas porque não fazem bem a ninguém é apenas uma luta de egos e não representam aquilo que a verdadeira praxe é.

       Um dos momentos mais marcantes para mim foi o traçar de capa. Quando deixei de ser caloira e passei a ser doutora percebi que o meu tempo de "diversão" tinha acabado porque agora era eu que transmitia os valores da praxe aos novos caloiros, e que apesar do calor e do cansaço que sentia vestia sempre o traje muito orgulho daquilo que ele representava.

  • Share:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Eu nunca andei na faculdade mas tenho imenso relatos de experiências sobre a praxe e nunca nenhum foi abusivo. Aquilo que se passa nos media para mim é totalmente o oposto da realidade :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente, apesar de haver praxes abusivas a maioria não é assim.

      Eliminar
  2. Realmente é muito bom abordar este tema!! Adorei o post <3
    Vou me candidatar à faculdade este ano e quero muito experimentar a praxe... Acho que não existe melhor opção do que experimentar para depois poder escolher se quero continuar ou não.
    Subscrevi o teu blog <3

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem duvida só tu podes saber se gostas ou não. Boa sorte :)

      Eliminar
  3. A questão é que, como tudo na vida, existe o bom lado e o lado abusivo. O que nos choca é que as pessoas não percebam que tendo idade para ir para uma faculdade, deveria ser idade suficiente para se ter discernimento para se decidir o que é certo e errado. Nós fomos os dois para a praxe. No entanto, não foram praxes que gostássemos e portanto decidimos sair e não fizemos o que não queríamos fazer. Não há necessidade nenhuma disso. Ninguém obriga ninguém a nada!

    ResponderEliminar
  4. Confesso que fiquei assustada quando li o início do post, porque quando disseste que escrevias baseada na tua experiência, fiquei "com medo" que tivesse sido uma má experiência. Posto isso, é bom ver que tiveste uma boa praxe e é bom saber que nem toda a gente generaliza a praxe - coisa que aconteceu bastante depois do que aconteceu há uns anos no Meco. Ainda me faltam dois anos para ir para a faculdade, mas a verdade é que desde já sei que quero participar na praxe, tendo, claro, mentalizado que nunca farei nada com o qual não me sinta confortável e acreditando que é assim que acontece com os restantes. Gostei muito do post! Adoro ler sobre experiências académicas!

    Beijinhos e bons posts,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que brincar não tem nada de mal e, por exemplo, as praxes solidárias são de louvar, no entanto nunca vou conseguir concordar com atividades abusivas, que visam humilhar e inferiorizar os outros.

    ResponderEliminar
  6. Eu achei a praxe o momento mais marcante até agora na minha vida académica, pode paracer muito dificil, mas no fim é compensador :)

    Já agora seguimos ;)

    https://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que foi na praxe e com as pessoas que conheci na praxe que vivi os melhores momentos da minha vida académica. Sentimentos que não se explicam!
    Gostei muito do post, segui! Beijinhos :)
    https://you-look-amazing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Este é um tema muito controverso...o importante é que as pessoas sintam que podem desistir uma vez que infelizmente nem todas as integrações são positivas...eu não alinhei...desde o início e não me arrependi.

    ResponderEliminar